Support

O que é Hospedagem e Domínio?

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Dúvida sobre o que é hospedagem e domínio?
Explicamos um básico para você não ficar perdido.

O que é Hospedagem?

Hospedagem é basicamente o lugar onde vai ficar todos os arquivos do seu site ou blog.

Por exemplo, se você vai usar o WordPress, na hospedagem é onde você vai colocar todos os arquivos do WordPress e o tema que deseja usar. E é onde ficam as imagens inseridas no site ou nos posts do blog. Todos os arquivos necessários para o funcionamento da página ficam na hospedagem.

A hospedagem você paga por mês, por semestre ou por ano. Depende de onde você pegar a hospedagem e dos planos oferecidos.
Se você não pagar a hospedagem seu site ou blog simplesmente não abre, mesmo que seu domínio esteja pago em dia.

Praticamente todas as hospedagens tem um painel administrativo onde permite que você possa fazer upload de arquivos, criar usuários para FTP, emails personalizados, banco de dados…
As opções no painel administrativo depende basicamente da hospedagem e do plano contratado. Cada um pode oferecer um serviço diferente do outro.
A maioria das hospedagens possui um suporte para eventuais problemas.

O que é Domínio?

Domínio é basicamente o endereço na web do seu site ou blog.
Por exemplo, www.difluir.com é nosso domínio.

O domínio pode ser qualquer nome que queira, desde que esteja disponível para você comprar.
O domínio sempre será em letras minúsculas, sem espaços, sem caracteres e sem acentos. É permitido usar o traço (-) no lugar do espaço em branco.

Uma vez que o nome é comprado, ninguém mais pode comprar. E você paga por esse nome uma vez por ano.
Se você não paga a renovação dele, você perde o direito de ter ele e um tempo depois este nome volta a ficar disponível para qualquer um comprar.

Existem várias extensões de domínios, .com, .com.br, .org, .net…
No início da web cada extensão era usada para um certo tipo de site. Por exemplo, .org era organizações não governamentais que usavam essa extensão no domínio.
Hoje, principalmente devido a quantidade de domínios registrados, você usa o qual quiser, e é possível usar mais de um para o mesmo site.

Algumas extensões de domínios são usadas até hoje apenas por determinados países, como domínios com extensão .com.br que quer dizer que o domínio é de um site Brasileiro, então vai ser muito difícil você encontrar um site ou blog do Reino Unido por exemplo, usando essa extensão, a não ser claro que a pessoa dona do domínio seja um Brasileiro morando por lá.
Mas isso não significa que porque você é Brasileiro seu domínio precisa ter essa extensão. Você pode ter a extensão que quiser para seu domínio, se estiver disponível para compra, é claro.

A escolha da extensão do domínio vai do gosto de cada um e da disponibilidade do nome para compra.

Qual hospedagem usar e onde comprar domínio?

Nós recomendamos e avalizamos o Prelude para hospedagem de sites e blogs, e compra de domínio.
Hospedagem Ultra Rápida com servidores alocados no Brasil.

Existem várias outras hospedagens, e caso decida usar uma diferente da que recomendamos, o ideal é que você encontre alguém que usa pra saber se funciona bem e como é o suporte. Ou seja, pegue opinião de um usuário da hospedagem que deseja contratar.

Quer saber mais sobre hospedagem e domínio?
Leia o post completo em nosso blog.